top of page
Buscar

Estudar Gramática: Para Que?

  • fabiaraujoletras
  • 5 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

Se você é ou já foi estudante do Ensino Médio, muito provavelmente já passou, ou terá que passar, pelas longas e muitas vezes chatíssimas aulas de Fonética, Análise Morfológica e Análise Sintática! Dizem que o estudo de Gramática serve para que os alunos conheçam o conjunto de regras e normas que regem a Língua Portuguesa. Isso é importante, é claro, para que as pessoas aprendam a escrever "corretamente". E por que é importante escrever corretamente? Não se trata apenas de escrever "certo", sem erros de português, ainda mais aqui no Brasil, onde escrever "certo" se converteu em símbolo de status ou de uma superioridade auto-proclamada (quem já não viu alguém debochando de outra, nas redes sociais, diante de um erro de português?). Trata-se, na verdade, de sermos capazes de utilizar uma ferramenta poderosa - a linguagem escrita - para que possamos nos comunicar com mais controle daquilo que estamos dizendo, sem dar margem a interpretações erradas, distorcidas ou indesejáveis. O estudo de Gramática também poderia servir para que possamos entender melhor a estrutura da nossa linguagem escrita e falada e, assim, nos ajudar a nos comunicar de forma mais criativa, utilizando as palavras para expressar sentimentos, emoções, experiências ou ideias mais complexas. E não só isso: ela pode nos auxiliar bastante a desenvolver nossa capacidade de interpretar textos e compreender aquilo que estamos lendo, seja num romance, seja num artigo jornalístico, enfim, em qualquer tipo de leitura! No entanto, em geral - e como ocorre em praticamente todas as matérias escolares - as aulas acontecem como um despejo de regras intermináveis que os alunos são obrigados a decorar seguidamente, sem que eles saibam ao menos por que.

A verdade é que a grande maioria das escolas ainda insiste em torturar seus alunos com métodos ultrapassados e desestimulantes de ensino, afastando-os de nossa língua, ao invés de aproximá-los dela. Só isso, por si, já acaba assassinando, na maioria das crianças, sua intuição natural para a compreensão das estruturas linguísticas.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a coisa toda é mais simples do que parece. Nós, desde a mais tenra idade, já estamos ouvindo e assimilando a estrutura da nossa língua-mãe o tempo todo, sem perceber. É assim que, sem precisar de aulas, aprendemos a falar e nos comunicar de maneira que as outras pessoas nos entendam. Ninguém precisou nos ensinar o que é substantivo, verbo, sujeito e predicado antes que a gente começasse a utilizá-los no dia a dia, naturalmente.

E quando entra o ensino de "língua portuguesa" na escola, o que acontece? A escola acaba convencendo as crianças de que a língua portuguesa é algo que elas ainda precisam aprender. Ela tenta convencer os alunos de que eles têm que decorar centenas de regras e classificações gramaticais porque isso é necessário para que escrevam. Mas crianças são muito inteligentes e sabem que tem alguma coisa errada nisso!

Não, não é necessário decorar tudo sobre análise morfológica ou sintática para conseguir se comunicar em linguagem escrita. O que a gente mais precisa fazer para aprender a escrever é ler! Ler bastante coisa bem escrita, legal, agradável, assim como quando aprendemos a falar precisamos ouvir as pessoas falando. Há inúmeros relatos por aí de crianças que aprenderam a ler e escrever sozinhas, apenas observando as letras, as palavras, as placas e cartazes da rua, acompanhando os pais na leitura em voz alta de livros etc. E não é porque se tratam de gênios: todas as crianças, com algumas exceções é claro, são capazes de aprender a ler e escrever sem precisar estudar Gramática, apenas permanecendo atentas e curiosas, vivendo num meio favorável e estimulante junto a adultos atentos e interessados! Mas isso significa que a Gramática deveria ser retirada do currículo escolar? De jeito nenhum! Como eu disse ali no início, ela pode nos ajudar de muitas formas, melhorando nossa capacidade de comunicação e ampliando muitos de nossos horizontes.

Por outro lado, isso significa que a escola deveria concentrar seus esforços em ajudar os alunos a estudar Gramática de forma prazerosa, de maneira que eles usem a sua inteligência e a intuição para entender que as palavras que elas utilizam todos os dias possuem uma estrutura, uma espécie de engrenagem, alguns belos mistérios, enfim, um vasto universo a descobrir! Há muita beleza dentro desse universo e seu estudo nos leva a ampliar nosso entendimento não só sobre a linguagem em si, mas sobre nossa própria humanidade! Portanto, tudo o que a gente precisa ter em mente, em primeiro lugar, é que o estudo de Gramática nos ajudará a compreender melhor a estrutura de algo que já fazemos todos os dias e há muitos anos: usar a Língua Portuguesa para nos comunicar com outras pessoas. Assim parece mais simples, não é? Sabemos, porém, que as nossas escolas ainda devem levar um tempinho para assimilar que é preciso mudar o ensino de Gramática para que os alunos aprendam a gostar dela em primeiro lugar e deixar a mania decoreba em segundo plano. Por isso vou tentar, nas próximas postagens, ajudar aqueles que querem (ou precisam) estudar e relembrar os conteúdos de Gramática do Ensino Médio por algum motivo (escola, Vestibular ou Concursos), a vê-la de uma outra maneira, mais leve e tranquila! No próximo post, falaremos um pouco de Análise Sintática! Até lá! * A tirinha que coroa este post é do fofo do Armandinho: http://tirasarmandinho.tumblr.com/


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Os Substantivos e as Coisas

Eu já observei em algumas crianças pequenas uma fase, entre 1 e 4 anos, em que gostam de brincar de apontar as coisas para que o adulto...

 
 
 
Análise Morfológica: para quê?

Todo mundo que já conviveu com crianças pequenas e observou o modo como elas aprendem a falar é capaz de perceber que existe um certo...

 
 
 

Comments


Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Postagens Recentes
Arquivos
Busca por Assunto

© 2023 por Annie Lima. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page