top of page
Buscar

Predicativo do Objeto e Predicativo do Sujeito

  • fabiaraujoletras
  • 7 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

No último desafio que lancei, na postagem sobre adjunto adnominal e complemento nominal, eu sugeri que pensássemos a respeito da expressão "bonita", na frase abaixo: "André acha a casa bonita."

É um adjunto, um complemento ou será que é outra coisa? Vocês já sabem que não sou muito fã de passar lista de regras, não é? Eu gosto de pensar nos porquês para manter a mente estimulada! Por isso, vamos pensar juntos sobre a função que a palavra "bonita" está exercendo? Voltando ao caso do adjunto adnominal, vimos como ele fornece alguma informação ou característica acessória para algum substantivo. "Eu vi uma casa bonita" contém um adjunto adnominal. É apenas um acessório, pois eu poderia retirá-lo sem que a frase parecesse estar incompleta: "eu vi uma casa." A palavra "bonita" dá uma "cara" para a casa: ela começa a ganhar uma forma, qualidades, começa a ser enfim individualizada. Mas e no caso mais acima? Vejam que se eu retirar a palavra "bonita" da frase, ela vai perder o sentido original. Se eu escrever apenas "André acha a casa", o próprio verbo "achar" vai perder a função da primeira frase e ganhar outra. No primeiro caso, o verbo "achar" carrega o sentido de "considerar"; já no segundo, é sinônimo de "encontrar" algo que se estava procurando. Por aí já entendemos que aqui, "bonita" não assume a função de um adjunto adnominal, pois não é um mero acessório. Se você acompanhou nosso raciocínio desde a postagem anterior, já sabe que "bonita" não pode ser um complemento, pois a palavra "casa" não pressupõe transitividade, mesmo porque é um substantivo concreto. Uma casa é uma casa e não precisa de mais nada para ter um sentido redondinho, ou seja, completo. Bem, se não é nem um complemento e nem um adjunto, o que é então? Aí é que voltamos ao verbo "achar", do qual estávamos falando agora há pouco. É nele que mora a chave do problema. Lembra que eu disse que, sem o adjetivo "bonita", o verbo "achar" muda de significado? Fica claro que ambos os termos possuem uma ligação, não é? E no entanto, essa ligação não é direta, pois quem é bonita é a casa, não o André... Mas nós poderíamos ligar o sujeito da oração (André, aquele que "acha") tanto ao seu próprio objeto ("a casa") como também ao adjetivo "bonita": "André acha bonita".

Então, estamos diante de um predicativo do objeto, já que ele está caracterizando o objeto ligado ao verbo "achar" - no caso, a "casa" e, ao mesmo tempo, também se liga ao verbo e poderia até mesmo ser escrito ao lado dele, antes do objeto: "André acha bonita a casa". Vejam que em relação a "bonita", o verbo "achar" assume quase uma função de verbo de ligação, sendo que a diferença é que ele não caracteriza o sujeito e sim um objeto. E para que a ideia dance um pouco dentro da sua mente, vou citar outros dois exemplos: "nomeamos Alice presidente"; "considero isso uma bobagem" etc. Nos dois casos, o adjetivo liga-se ao verbo mas sem caracterizar o sujeito, e sim o objeto ("Alice" e "isso", respectivamente). Fácil né? Mas e se o adjetivo estivesse caracterizando o sujeito? Como no exemplo abaixo: "André parece legal."

Se você respondeu "predicativo do sujeito", acertou! E se sua intuição está dizendo que ele só acontece com verbos de ligação - o que tem sua lógica, já que a função do verbo de ligação é exatamente ligar o sujeito a algo que o caracteriza ou qualifica -, saibam que, como tudo na vida, podem haver exceções... Vejam no exemplo abaixo: "O cachorro apareceu feliz". É fácil ver que "feliz" é uma qualidade do cachorro, o sujeito, certo? Então aqui também temos um predicativo do sujeito. O verbo aparecer não é exatamente um verbo de ligação mas, nesse caso, está exercendo também uma função de ligação porque está ligando o cachorro ao seu estado. Se escrevêssemos "O cachorro feliz apareceu", aí já estaríamos vendo um adjunto, e não um predicativo, pois "feliz" seria uma qualidade do cachorro, e não um estado ligado ao ato de aparecer. É isso! Vou deixá-los pensando nisso e, no próximo post, continuaremos falando de "objeto", palavra que usamos bastante aqui mas que pode ter deixado margem a algumas dúvidas! Um abraço e até lá!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Os Substantivos e as Coisas

Eu já observei em algumas crianças pequenas uma fase, entre 1 e 4 anos, em que gostam de brincar de apontar as coisas para que o adulto...

 
 
 
Análise Morfológica: para quê?

Todo mundo que já conviveu com crianças pequenas e observou o modo como elas aprendem a falar é capaz de perceber que existe um certo...

 
 
 

Comments


Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Postagens Recentes
Arquivos
Busca por Assunto

© 2023 por Annie Lima. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page